Use a seção Referências do recurso para adicionar, remover e exibir as referências de recurso do aplicativo da Web.
Para acessar uma fonte de dados, uma fábrica de conexões JMS, uma sessão JavaMail ou um link URL a partir de um aplicativo da Web, você deve declarar uma referência de recurso no descritor de implantação de aplicativos da Web do aplicativo. A referência de recurso especifica um nome JNDI, o tipo de objeto e um tipo de autenticação usada quando o recurso é acessado. Para conectar a referência de recurso ao recurso, você deve mapear o nome JNDI do mais antigo para o mais recente. Este mapeamento é feito no arquivo do descritor de implantação específico para servidores, como o arquivo sun-web.xml do servidor de aplicativos Sun Java System.
Você usa a referência de recurso no código para extrair o recurso que precisa. Uma referência de recurso definida no arquivo web.xml é usada, por exemplo, para extrair dados de uma fonte de dados da seguinte forma:
public BookDBAO () throws Exception {
try {
Context initCtx = new InitialContext();
Context envCtx = (Context)
initCtx.lookup("java:comp/env");
DataSource ds = (DataSource) envCtx.lookup("jdbc/BookDB");
con = ds.getConnection();
System.out.println("Criada conexão ao banco de dados.");
} catch (Exception ex) {
System.out.println("Não foi possível criar a conexão."); +
ex.getMessage());
throw new
Exception("Não foi possível abrir a conexão ao banco de dados: "
+ ex.getMessage());
}
Para declarar uma referência de recurso, você deve registrá-la no arquivo web.xml. Ao fazer isso, você fornece informações que o servidor precisa para usar a referência do recurso.
Para abrir o editor visual web.xml na janela Projetos, clique no nó Páginas da Web e, em seguida, no nó WEB-INF e clique duas vezes no arquivo web.xml. Clique em Referências na parte superior do editor para abrir a seção Referências e clique no cabeçalho Referências do recurso para abrir a seção Referências do recurso.
Clique em Adicionar para definir um elemento de referência de recurso com as seguintes propriedades: